Descubra o Faial

Este ano completam-se sessenta anos desde a erupção do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, altura em que a SATA prestou assistência no embarque das vítimas para os Estados Unidos, primeiro em Santa Maria e, mais tarde, na Base das Lajes, numa série de voos realizados em aviões DC-6B da Pan American Airways.

A erupção do Vulcão dos Capelinhos foi um ponto de viragem. Para além das naturais mudanças geográficas decorrentes da emigração em massa para os Estados Unidos, os mais distintos cientistas mundiais viajaram até ao Faial, abrindo uma nova página na história da vulcanologia e dando início ao turismo científico, que tantas pessoas traz aos Açores.

Seis décadas depois, o antigo vulcão deu lugar a um local emblemático, visitado anualmente por muitos turistas, que acabam conquistados também pelos inúmeros outros pontos de interesse que o Faial  tem para oferecer.

Natureza

Caldeira – Antigo vulcão que está na génese da ilha, a Caldeira apresenta-se como uma grande depressão revestida de inúmeras espécies endémicas. No fundo, encontra-se uma lagoa e um pequeno cone vulcânico.

Vulcão dos Capelinhos – Local da última erupção vulcânica nos Açores. A luxuriante vegetação característica da ilha do Faial dá lugar à inóspita paisagem presente neste vulcão que ainda hoje se encontra ativo, do ponto de vista vulcanológico. Uma subida ao farol proporcionar-lhe-á uma magnífica vista sobre o vulcão.

Património

Peter Café Sport – Situado no centro histórico da Horta, o Peter Café Sport é considerado, junto com a Marina, o símbolo máximo do cosmopolitismo faialense. Ponto de encontro de iatistas provenientes de todo o mundo, é conhecido internacionalmente, tal como o seu mais famoso produto, o gin tónico.

Marina da Horta – A mais importante marina dos Açores e a quarta mais visitada em todo o mundo. É possível contemplar as inúmeras pinturas que os iatistas vão deixando no seu paredão, proporcionando uma verdadeira exposição de arte ao ar livre.

Fábrica da Baleia de Porto Pim – Antiga infraestrutura baleeira, agora transformada num museu em homenagem à época da baleação, que tão importante foi em gerações passadas da ilha. No seu interior poderá encontrar máquinas utilizadas na transformação do cachalote, assim como diverso espólio baleeiro.

Gastronomia

A gastronomia faialense é marcada pelos sabores marítimos devido à sua proximidade com o mar. O polvo guisado com vinho, o caldo de peixe e a caldeirada são pratos típicos faialenses normalmente acompanhados pelo pão de milho. A molha de carne, as morcelas e as linguiças, acompanhadas de inhame, servem de refeição como pratos de carne.

Fofas do Faial – Bolo típico da ilha do Faial. Pequenos bolinhos de massa com sementes de funcho, recheados com creme à base de ovos e aromatizados com um toque de limão.