Na Azores Airlines, as equipas preparam-se para dar início a uma nova fase no serviço prestado a bordo. Os detalhes estão a ser ultimados e os produtos dos Açores serão as estrelas das novas ementas.

Foi com devoção e carinho pelos Açores e pelos produtos da terra que as equipas da Azores Airlines tomaram as rédeas deste projeto de revisão das ementas da companhia aérea.
O propósito deste projeto era claro, mas nem por isso fácil de concretizar: reavaliar todas as ementas servidas a bordo antes da era Covid-19 para propor um cardápio novo de refeições ligeiras, equilibradas, saborosas, contendo produtos dos Açores, inspiradas na tradição das ilhas. Parece simples, mas a confeção de catering para a aviação é uma matéria exigente por todos os motivos, sobretudo em termos de normas de higiene e segurança alimentar, pelo facto de estarmos a falar de grandes quantidades e frequências necessárias para atender à operação aérea, que é habitualmente intensa e variada em termos de serviço a bordo.
O trabalho é exigente para os que definem o que será servido a bordo, mas também para todos os
fornecedores que procuram atender aos pressupostos das companhias aéreas. É um investimento na
qualidade do serviço que presta ao passageiro e uma oportunidade de oferecer outras coisas boas que vão para além dos alimentos que se apresentam no tabuleiro. É um gesto de amabilidade e de cortesia para com os clientes. É um momento de descontração que se oferece e que pode proporcionar algum conforto suplementar aos passageiros. E, finalmente, no caso da Azores Airlines, é mais uma oportunidade para dar a conhecer um pouco mais do maravilhoso destino Açores, das suas tradições e dos seus sabores.

Mas incorporar tantas coisas boas numa refeição ligeira é um desafio que não se supera à primeira tentativa.
Muito rigor na qualidade e higiene alimentar, com redobrada atenção em tempos de pandemia, um cuidado especial aos detalhes, tendo em conta que, uma vez a bordo, a refeição deve continuar a ser refrigerada e que, nalguns casos, vai sofrer um sobreaquecimento em fornos que servem propósitos de funcionalidade, mas não foram pensados para atender ao rigor da alta cozinha. Para além disso, o espaço muito exíguo da galley de um avião não se compara à cozinha de um restaurante.
Isso para se dizer que antes de estarem aptas para embarcar, as refeições foram testadas, ensaiadas na quantidade e combinação, sujeitas a provas de degustação, por forma a chegar a um compromisso que será, a partir de agora, oferecido aos passageiros que viajam nas ligações de longo curso da Azores Airlines.
E porque nem tudo pode retomar com o ritmo de outros tempos, as restantes ementas serão introduzidas gradualmente, chegando finalmente aos voos com menor duração, onde se incluem as ligações domésticas.
As ementas foram desenhadas tendo em conta a classe de serviço a que se destinam, a duração da rota, a estação do ano, as limitações que possam existir nos diferentes fornecedores e, por fim, a faixa horária em que o voo é realizado.

Assim, quando viajar a bordo da Azores Airlines não espere reencontrar sempre as mesmas sugestões ao longo do ano. Serão adaptadas às circunstâncias e, acima de tudo, terão em conta o feedback de passageiros e dos tripulantes que, durante o voo, percebem o que está bem e o que poderá ainda ser melhorado. Neste, como em tantos outros projetos, o trabalho de melhoria a fazer é uma constante e não será descurado. E, embora possa não reencontrar sempre o sabor reconfortante de um bom bolo lêvedo ou daquele doce que faz lembrar o pudim de chá da sua avó, pode ter a certeza que a bordo da Azores Airlines encontrará sempre a mesma vontade de oferecer a melhor experiência de voo possível e a genuína dedicação que gostamos de imprimir ao nosso trabalho.
Se por acaso viajou recentemente connosco e já provou as novas ementas a bordo, deixe-nos o seu comentário!