O piloto responde #5

Perguntou? O nosso piloto responde.

É verdade que os pilotos não podem comer a mesma refeição?

Não é uma regra obrigatória, mas é recomendado serem servidas refeições diferentes ao Comandante e ao Oficial Piloto para evitar que, em caso de intoxicação alimentar, ambos sejam afetados. O mesmo se procura fazer com a restante tripulação, disponibilizando variedade nas refeições e evitando assim o risco de indisposição generalizada.

O que tem para me dizer que possa fazer com que relaxe mais a bordo de um avião?

Podemos dizer que a prioridade no avião é a segurança e que isso não é um mito.

O transporte aéreo é uma atividade sujeita a um controle muito apertado, a regulamentação internacional padronizada para todas as companhias aéreas e existe um processo de auditoria constante que se estende por todas as áreas operacionais. Nada é aleatório e a redundância nos procedimentos é uma imposição do setor. Por último, mas não menos importante, a profissão de piloto comercial é uma profissão extremamente exigente, já que é sujeita a crivos de competência constantes durante toda a vida profissional.

Sabia que, a cada seis meses, os pilotos são sujeitos a sessões de treino e simulação, o chamado “simulador” na gíria, em que a equipa de Comandante e Oficial Piloto é colocada numa espécie de cápsula sustentada por cabos hidráulicos, em tudo parecida com o interior do cockpit do avião, onde são literalmente colocados à prova através da simulação de vários cenários de emergência, durante os quais são testados conhecimento, reação, gestão de stress, perícia e trabalho de equipa? Para além deste teste de conhecimento e perícia, os pilotos são sujeitos a testes médicos periódicos. A falha de um ou de outro pode implicar a perda da licença para voar. Quantas profissões conhece que obrigam a testes desta natureza e exames médicos de forma tão recorrente? Poucas ou nenhuma, possivelmente.

Explore o nosso blogue para conhecer outras perguntas e respostas da rubrica “O Piloto responde”.

Deixe o seu comentário | Leave a reply