Ilha das Flores – Paisagens deslumbrantes, aventuras e histórias de piratas

Desengane-se quem pensa que, na ilha das Flores, vai passar o tempo a passear por paisagens deslumbrantes e a tomar banho em piscinas naturais. Vai fazê-lo, com toda a certeza, mas fará muito mais que isso.


Comece por visitar o Museu das Flores, no Convento de São Boaventura, e deixe-se envolver pela atmosfera peculiar desta ilha, repleta de histórias de mar onde se cruzam aventuras, naufrágios, piratas, riquezas, poesia, combates, caça à baleia e emigração. Sinta-se parte da personalidade de um povo temperado tanto pela audácia como pela hospitalidade.
Depois, procure os sinais destas histórias pelos recantos mágicos da ilha e cruze-se com paisagens inundadas de flores, com mais de 200 cascatas e com 7 lagoas dentro de crateras vulcânicas.


Deixe-se envolver por florestas de vegetação luxuriante durante passeios embalados pela música de dezenas de pássaros. Num dos seus passeios é possível que se depare com um enorme espelho em forma de lago, refletindo a imagem perfeita de várias cascatas que correm da encosta verde de uma montanha. Aqui, o tempo fica suspenso para que possa permanecer em perfeita comunhão com a Natureza.


Se é um viajante aventureiro, não pode deixar de visitar a Gruta do Galo, uma gruta submarina de origem vulcânica e um dos melhores locais para mergulhar nas Flores. Aqui, é possível começar e acabar o mergulho debaixo de uma cascata natural de água doce que cai diretamente no mar, junto à entrada da gruta.

Reserve tempo para conhecer o Parque Natural da ilha das Flores, um verdadeiro parque de diversões natural e sustentável, pleno de trilhos, ribeiras e cascatas e onde é possível partir para a aventura do canyoning numa paisagem de cortar a respiração.

Havendo oportunidade, conheça a Aldeia da Cuada, um projeto de turismo de Aldeia que lhe proporciona uma experiência única. 17 casinhas de pedra basáltica, com a arquitetura original preservada, compõem uma aldeia totalmente fiel à original. É possível ficar alojado em antigos palheiros e em casas típicas separadas por muros de pedra e prados, e sentir que viajou para um tempo onde toda a azáfama do quotidiano é substituída pela tranquilidade de contemplar a natureza sem pressas. 

Se visitar a ilha das Flores, temos a certeza de que nos encontraremos muitas vezes. Esta ilha fascina todos os que a visitam, tornando o regresso não só desejado, mas uma realidade praticamente incontornável.

Encontre no nosso site, em www.azoresairlines.pt, o melhor preço para visitar este lugar encantador.

Esperamos dar-lhe as boas vindas a bordo muito em breve!

Fotos por Margarida Lopes