Madeira, Carnaval inesquecível

A vir, a ver e a interagir, como espetador ou participante, se assim o desejar. De 26 de fevereiro a 6 de março, o Carnaval é festa e alegria na bonita ilha da Madeira.

A boa disposição impera por toda a parte — nas ruas da cidade, nos animados e coloridos desfiles e nos estabelecimentos de diversão noturna, que promovem festas temáticas, aliciando os clientes a entrar no clima carnavalesco e, de preferência, mascarados.

Mas é nas casas particulares que se dão os chamados “assaltos”: visitas mais ou menos inesperadas de amigos a casa de outros a fim de se reunirem alegremente em animados “bailaricos” que se estendem noite dentro sempre temperados de tradicionais e bons petiscos entre os quais reinam as malassadas, os sonhos e as fatias douradas.

Num vasto programa festivo, o cortejo alegórico do sábado de Carnaval, preparado e coreografado ao longo de todo o ano anterior, anima coloridamente a ilha, envolvendo milhares de pessoas, residentes e turistas, que se agregam para a ele assistirem.

Os foliões, vistosamente trajados, desfilam cantando e dançando ao ritmo do samba em carros alegóricos decorados com tal primor que a todos envolve com alegre magia, numa indubitável manifestação da influência brasileira no Carnaval madeirense.

Do programa festivo faz ainda parte o Cortejo Trapalhão, realizado na terça-feira de Carnaval, em que todos podem participar num julgamento: Compadres e Comadres, representados por bonecos, satirizam maus feitos de índole social e moral sendo, no fim, ambos condenados à punição da fogueira.

E o Carnaval também é das crianças. Durante este período, pequenos foliões desfilam disfarçados pelo centro da cidade… Leões, sapos, bruxas, monstros e princesas… Eles lá sabem! E sambam!

Texto de Graça Furtado/ Fotos cedidas pelo Turismo da Madeira

Aceda a www.azoresairlines.pt e reserva já a sua viagem para a Madeira!