Pedro Coelho Campeão

Primeiro título ibérico para Quinta das Lágrimas

4º Troféu Açores / 6º Troféu Ibérico de Clubes

A região Centro de Portugal continua a ser o berço do maior número de vitórias no Troféu Ibérico de Clubes, cuja 6ª edição foi conquistada pelo Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas, de Coimbra, numa Final disputada pela primeira vez no Clube de Golfe da Ilha Terceira, nos Açores.

A nível individual, o Troféu Açores, também organizado pela Stream Plan em colaboração com o Club de Golf Ibérico, consagrou nesta sua 4ª edição Pedro Coelho, um estudante do 6º ano da licenciatura em Medicina, jogador do Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.

Pedro Coelho sucedeu ao inglês David Richards, que no ano passado tinha ganho o Troféu Açores no Batalha Golf Course, em São Miguel, tornando-se então no primeiro campeão estrangeiro.

Houve também um prémio para a melhor jogadora de 2017, Ana Maria Rebelo, 11ª na classificação geral, da Associação Nacional de Seniores de Golfe, com 168 (82+86), +82.

Os top-3 da classificação coletiva, o top-3 da tabela individual e a melhor jogadora da prova receberam prémios Murganheira, cabazes Azores Gourmet, enquanto o vencedor do Troféu Açores e o par campeão do Troféu Ibérico de Clubes foram ainda presenteados pelos sapatos Kankura e uma viagem da Azores Airlines de ida e volta entre Lisboa e Ponta Delgada, para além, obviamente, dos respetivos troféus.

Recorde-se que estas duas competições têm a sua génese em 2005. Para comemorar a vinda da Taça do Mundo de profissionais a Portugal, na qual esteve envolvido o promotor António Carmona Santos, fundador da Stream Plan, realizou-se a primeira edição do Troféu Ibérico de Clubes, vencendo o Alto Golf.

Em 2013 o Troféu Ibérico regressou e foi completamente dominado pelo Clube de Golfe de Viseu, que revalidou o título em 2014. A ANSG-Delegação Norte impôs-se em 2015 e em 2016 ganhou o Clube de Golfe da Ilha Terceira, para o título e a Taça André Jordan irem agora para o Clube de Golfe da Quinta das Lágrimas.

Rui Brás e António Tendeiro, do C G Quinta das Lágrimas, com a Taça André Jordan do Troféu Ibérico de Clubes, fotografia de João Moniz.

O Presidente do Grupo SATA, Eng. Paulo Menezes, afirmou que «É com muita honra que a Azores Airlines transportou nas suas asas os vencedores dos torneios de qualificação para o 4º Troféu Açores e 6º Troféu Ibérico de Clubes. Tendo como missão ligar os Açores ao Mundo e o Mundo aos Açores, a Azores Airlines integra este circuito tão particular na sua distribuição geográfica e diversidade de participantes, na intenção de dignificar o arquipélago como destino turístico de excelência para a prática do golfe enquanto modalidade que alia o desporto ao envolvimento com a Natureza.”

O Troféu Açores e o Troféu Ibérico de Clubes são organizados e promovidos pela Stream Plan, empresa que encerra nos seus quadros e em parcerias diretas uma vasta equipa com grande experiência na organização de eventos desportivos (Volta a Portugal em Bicicleta, Volvo Ocean Race, Rali Dakar, Campeonatos do Mundo de Vela, Troféu de Portugal TP52, Lisbon Grand Prix Offshore, WCT Figueira Pro, etc.).

Fotos:  João Moniz