7 dicas para evitar o Jet Lag

Jet lag, ou descompensação horária, é uma sensação de cansaço profundo, irritabilidade e mal-estar que os viajantes podem sentir ao chegar a destinos com um fuso horário muito diferente daquele a que estão habituados.

Nem todas as pessoas sofrem jet lag ou têm sintomas com a mesma intensidade mas vale a pena conhecer alguns hábitos que podem atenuar bastante os efeitos indesejáveis da alteração de fuso horário.

Damos-lhe 7 dicas:

1- Beba bastante água para se manter hidratado. Ao estar bem hidratado estará a reduzir os efeitos do jet lag e a proteger-se do ar seco dos aviões. Ao mesmo tempo, deve evitar o café e bebidas alcoólicas, bebidas que desidratam.

2- Se tiver essa possibilidade, comece a adaptar-se aos novos horários alguns dias antes da viagem. Vá adiantando ou atrasando, gradualmente, a hora de dormir e acordar e também as horas das refeições. Assim, quando chegar ao destino a adaptação será bastante suave.

3- A direção da viagem também influencia o efeito de jet lag. Se viaja para oriente é recomendável dormir mais cedo alguns dias antes da viagem. Se viajar para ocidente, tente dormir mais tarde alguns dias antes da viagem.
4 – Durma (ou fique acordado) como se já estivesse no destino. Se for manhã no seu destino, não durma no avião. Se for noite tente dormir.

5- Assim que entrar no avião ajuste o relógio para o horário do destino, assim nunca estará verdadeiramente desorientado.

6- Mexa-se, no avião, durante a viagem. Movimentar-se, andar e sair várias vezes do seu lugar durante o voo vai estimular a circulação sanguínea e tornar a viagem mais confortável. Na revista de bordo do Grupo SATA encontra uma série de exercícios que pode fazer no avião.

7 –  Já no destino também deve exercitar-se um pouco, principalmente ao sol. A exposição à luz solar ajuda o cérebro a ajustar-se ao novo horário. Uma caminhada rápida pela rua irá ajudar bastante.